terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Review: RockMan Battle & Fighters (NGPC)

Review: RockMan Battle & Fighters (2000, NeoGeo Pocket Color)



RockMan Battle & Fighters é um jogo exclusivo pra NeoGeo Pocket Color, dividido em dois "modos", sendo eles Rockman Battle, em que você tem a opção de jogar com três personagens diferentes: RockMan (MegaMan), ProtoMan e Bass, enquanto no outro modo de jogo, RockMan Fighters, você pode escolher além dos três outros personagens, jogar com Duo (para quem jogou MegaMan 8, com certeza vai se lembrar, e caso não lembre, é o maior robô atras de todo mundo na capa do game). Os 4 personagens possuem características diferentes entre si, por exemplo, RockMan é como se fosse um personagem mais balanceado em relação ataque, defesa e mobilidade, Bass é mais puxado para a agilidade, enquanto ProtoMan é um personagem mais estratégico e Duo é logicamente focado no ataque.



Quanto à história do jogo... bem... como posso dizer... o jogo tem a mesma história de praticamente todo jogo da série; Dr.Willy converte ou constrói alguns robôs aqui e ali e quer dominar o mundo ou se vingar por algum plano que foi arruinado pelo próprio MegaMan (no caso específico deste jogo, sequestrando a Roll). O jogo inteiro é basicamente escolher os inimigos que que serão enfrentados e derrotar o Dr. Willy em seu super robô no final, tanto no modo Battle como no modo Fighters, sendo a única diferença significativade que em um você cai em um mapa aleatório, podendo enfrentar um mestre surpresa (Battle) , e no outro você pode selecionar os seus oponentes antes (Fighters). Simples, divertido e um ótimo passatempo. Quanto à "dificuldade", o jogo peca um pouco neste quesito, pois após alguns minutos de jogo você já possui habilidade suficiente para concluir o jogo sem morrer nenhuma vez, seja no Easy, Medium ou Hard (que podem ser escolhidos no menu de opções), mesmo o jogo sendo um estilo survival nos dois modos (onde você continua com a mesma quantidade de HP de uma fase para a outra, que é recuperado apenas em pequenas quantias dependendo do tempo em que você conclui o estagio).

O que me surpreendeu bastante neste game foram os gráficos, apesar de não serem excepcionais nem nada do gênero, são bem interessantes tratando-se de um portátil relativamente pouco potente (graficamente falando), os cenários, personagens e animações são todos muito bem feitos e conseguem encontrar uma perfeita sincronia sem nenhum bug ou sobreposições indevidas, e isso se mantem mesmo com a grande quantidade de personagens que o jogo possui (são nada mais nada menos que dezoito robôs inimigos em cada versão, sem contar os robôs finais do Dr.Willy). O mesmo pode ser dito sobre o som, que mesmo não sendo um dos mais bem elaborados, cumpre bem o seu papel e não deixa a desejar.


Infelizmente o título não deu as caras pelo ocidente, sendo lançado apenas no japão, e nem mesmo o remake do jogo que foi feito para PS2 chegou a ser lançado em inglês, dificultando a popularização de um dos ótimos e mais desconhecidos jogos da série RockMan, que sem dúvida merecia um lugar ao sol junto com outros da série.

Avaliação:
Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 10
Som: 8
Diversão: 9
Replay: 6
Enredo: 6
-
Nota final: 7,5
-
Comentario final: Simples, divertido e prático: tudo que um jogo da série RockMan nessecita, recomendado para todos.

Pontos fortes: Gráficos bem equilibrados, grande quantidade de inimigos, mais de um personagem jogável.

Pontos fracos: Dificuldade baixa e fator replay poderia ser melhor.

2 comentários:

Matt Harrison disse...

Gostei bastante do texto.

Como fã de MegaMan, fiquei com muita vontade de jogar este título, principalmente por ser um jogo tão desconhecido, para um console mais desconhecido ainda xD

Unknown disse...

NOSSA CARA! REVIEW DO ROCKMAN DO NEO GEO POCKET COLOR! Cara, não me pergunte o porque, mas eu tenho uma certa tara incondicional por esse console... (tá, frase infeliz, mas dá pra se ter noção do quanto eu gosto dele).

Enfim, sua review foi muito feliz, sendo exatamente o correto descrito em cada palavra. Adoro esse jogo e recomendo demais!

Ah! E em se tratando de reviews de Rockmans desconhecidos, aconselho você fazer uma review de Rockman EXE WS.

(aliás, eu já estou preparando uma review desse)