sábado, 30 de janeiro de 2010

Notícia: O que esperar dos games no iPad

A tela touch screen 9,7 polegadas é a maior expectativa dos gamers, mas quem provou diz: os demos ainda deixam a desejar



Mais útil que canivete suíço, o novo iPad da Apple tem potencial para substituir vários dos seus gadgets: ele é um e-reader, um iPhone, um notebook - e, quem sabe, pode até se tornar seu videogame. As desenvolvedoras de games, Eletronic Arts e Gameloft, já deram algumas demonstrações sobre o que estão planejando para o tablet no evento de lançamento, com as primeiras versões de N.O.V.A e Need for Speed: Shift para a nova plataforma.

Para começar, só a tela touch screen já é uma grande promessa. Nada de controles, a coisa toda funciona só no toque. Ok, seu iPhone já fazia isso. Mas imagine as possibilidades que uma tela de 9,7 polegadas abre para os mesmos jogos. No jogo de corrida Need for Speed: Shift, por exemplo, bastará tocar o seu espelho retrovisor para ver os carros que estão atrás de você. Ou em N.O.V.A, o atirador em primeira pessoa poderá ampliar um mapa na tela e ajustá-lo ao tamanho que desejar.

“O display é enorme, o que faz o game extremamente divertido de se jogar”, disse Mark Hickey, da Gameloft, para a Wired. “O tamanho também te dá mais flexibilidade para controlar o jogo”. Para aumentar as vantagens, o processador de 1GHz do iPad é bem superior aos 3GS do iPhone. O iPad tem conexão Wireless e pode ter tecnologia 3G, ou seja, nada impede que desenvolvedores trabalhem em games para se jogar em rede. Sem contar que ele é extremamente portátil, cabe facilmente em uma mochila - e você pode jogar onde bem entender.

O potencial parece ser bom, mas quem colocou as mãos no gadget diz que os games demo (que incluiam The Sims 3, Super Monkey Ball da Sega, Tetris, Scrabble, Madden NFL Football, entre outros) ainda deixam a desejar. “Os jogos (...) eram simplesmente versões planejadas com o iPhone e o iPod Touch em mente”, avaliou o blog Kotaku. “Eram aplicativos do iPhone que você pode comprar e jogar agora mesmo, mas aumentados para o tamanho da tela do iPad”. A avaliação dos blogueiros ainda apontou que, para quem está acostumado a jogar com o iPhone, o peso do iPad incomoda. “Segurar o iPad, manejá-lo com os dedos (...) era desconfortável e estranho”.

Já há empresas trabalhando para ajustar os jogos ao novo equipamento. A Stand Alone, por exemplo, trabalha em uma versão de seu jogo para iPhone "Crosswords" antes mesmo do anúncio oficial do iPad. E as expectativas são de que jogos específicos para iPad sejam lançados junto com o gadget na primavera americana (nosso outono).

Caso você também queira dar uma checada no que a máquina pode fazer com relação a games por enquanto, o vídeo feito pelo blog Slide to Play pode dar uma ajuda.




Fonte: Galileu-Globo

Um comentário:

Unknown disse...

Bom, até onde eu sei, os jogos do iPhone são compatíveis com o iPad, então, logo de cara já temos uma vasta lista. A primeira vez que joguei Urban Ashalt GT no iPhone, eu não me simpatizei com o controle, justamente por causa do acelerômetro. Tá, é legal e tal, mas aos que acham que é a mesma coisa que jogar num Wii, a diferência é simples: a tela!
Complica muito você olhar a tela ao mesmo tempo que vira o aparelho. Bom, vejamos se no iPad será melhor.