sábado, 30 de janeiro de 2010

Review: Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road (PSP)

Review: Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road (2007, PlayStation Portable)
Mais um jogo da série Dragon Ball!

É incrível como nós não nos enjoamos dos jogos da franquia, já são mais de vinte anos de série e dezenas de jogos oficiais lançados para varias gerações de consoles, com um enredo mais manjado do que nunca, e jogo após jogo nós utilizamos da força de nossos velhos conhecidos guerreiros Z para eliminar algum inimigo que aparece no anime, não importando qual seja o vilão ou qual seja o personagem da série, do mais conhecido ao mais oculto ele com certeza apareceu ou vai aparecer em algum destes jogos.

Depois sucesso gigantesco que
Dragon Ball Z – Budokai Tenkaichi 3 conseguiu alcançar, colocando para duelo nada mais nada menos do que aproximadamente 160 personagens jogáveis, todos com ataques especiais, animações e características próprias, trazendo um enredo de “nível” ótimo, totalmente original e eficiente, era de se esperar que outros jogos baseados na séries tentassem copiar a fórmula de sucesso do game. Dito e feito, lançado em março de 2007, Dragon Ball Z Shin Budokai - Another Road é um dos maiores exemplos de versão genérica que uma franquia poderia ter.

Na parte gráfica temos que admitir que o jogo se assimila muito com a versão para consoles domésticos, os produtores conseguiram explorar muito bem a potencia gráfica do portátil da Sony mesmo no começo do console. Tanto os gráficos do mapa como os dos personagens são ótimos e mesmo com essa exigência de potencia gráfica você não vê nenhum bug grotesco (como o comum personagem fantasma que atravessa algumas partes dos cenários ou até dos outros personagens), ataques especiais muito bem estilizados, personagens com uma variação satisfatoria de combos que conseguem passar com fidelidade a grande velocidade das lutas originais do anime, isso sem contar a grande área em que você pode lutar dentro de uma tela com varias partes “quebráveis” do cenário. Mas infelizmente nem tudo é perfeito, e esses gráficos só se mantêm na parte da luta.

Na parte do mapa global, onde você cumpre seus objetivos, a história é outra. Os gráficos são grotescos, personagens, mapas, efeitos especiais, TUDO é diferente dos gráficos encontrado nas batalhas, você tem a impressão de ter trocado de um jogo de PS3 para um jogo de PS1 no momento em que você sai de uma luta, e infelizmente este não é o único defeito da parte gráfica do jogo. A história não apresenta ao longo de seus vários capítulos NENHUMA animação, os diálogos e o enredo são passados através de balões (no estilo dos de quadrinhos) onde a imagem estática do personagem (que sofrem raríssimas alterações de acordo com o diálogo) se matem atrás dos balões, balões estes que por sua vez são extremamente mal diagramados e a posição do texto não bate com o tamanho do espaço que o balão proporciona; Pode parecer um pequeno detalhe mas pra quem presta atenção nos diálogos e lê com atenção isso se torna um grande incômodo ao decorrer do jogo.

O enredo do jogo, não sei por qual motivo, foi totalmente modificado da história original do anime, talvez com o objetivo de dar uma cara nova aos jogos da série, os produtores inverteram e adicionaram alguns fatos na história (o que na minha opinião ficou totalmente falho e desnecessário). A história começa com Trunks (o personagem que você controla ns primeiras missões do jogo) participando do já conhecido torneio de artes marcias, quando Dabura e Babidi aparecem para roubar energia dos guerreiros a fim de ressuscitar Buu. Neste meio tempo o Senhor Kaioh aparece e alerta sobre o grande perigo que o mundo corre caso Babidi consiga concluir seus planos maléficos. Praticamente a mesma coisa do animes se no lugar de Trunks estivesse Gohan e se isso não acontecesse no futuro! Após travar uma luta com Dabura, Trunks se transforma em Super Saiyajin, liberando força o suficiente para Babidi conseguir ressuscitar Buu, e para impedir que Buu destrua o planeta Trunks utiliza uma máquina do tempo para voltar ao passado e solicitar ajuda para os Guerreiros Z (inclusive o próprio Trunks, só que em forma de criança) para procurar as esferas do dragão, impedindo assim a libertação de Buu no futuro. História totalmente difusa a série original, quem for mais um fã deve ter odiado essa adaptação, mas pra quem ainda não conhece a série pode até parecer um pouco interessante e aceitável.

Ao longo das missões você vai encontrando não só Buu mas outros conhecidos inimigos que deram as caras durante todo o anime, como: Freeza, Cell, Andróide #18, Picollo e até o poderoso Broly aparecem em determinados momentos do jogo. Em parte isto é ótimo mas não é o suficiente, são muitas missões pra pouca história e poucos inimigos (e poucos personagens também, são apenas vinte no jogo inteiro sem contar suas transformações), em alguns momentos você se encontra lutando com o próprio personagem ou seus próprios aliados que você controla em batalhas aleatórias pelo mapa global, algo que é realmente frustrante. A falha total só não se estabelece graças a dublagem dos personagens e diálogos que eles apresentam no começo, durante e fora de cada luta. Como já é característico o jogo tem o sistema de dublagem bem refinado, tanto na parte dos golpes como na parte da conversação dos personagens, e a trilha sonora também, apesar de não ser das melhores, não deixa a desejar.

Outro ponto positivo que merece ser citado é o sistema de upgrade dos personagens que é baseado no sistema de cartas que dão determinados atributos ao seu personagem, como força, defesa, sangue, velocidade... enfim, estas cartas são adquiridas ao derrotar um inimigo onde ao fim de cada luta você pode escolher entre um determinado número de cartas aleatórias ou podem ser adquiridas em uma loja em troca de pontos que são conquistados a cada luta e missão concluída.

Shin Budokai - Another Road é um dos exemplos vivos de que não é só porque o jogo tem gráficos fantásticos e usa personagens conhecidos e queridos que ele é bom. Sem dúvida o jogo merecia uma continuação e um investimento maior assim como Tenkaichi 3, aliás, se foi no terceiro titulo da série pra PlayStation 2 que a franquia atingiu o sucesso porque não tentar mais uma vez com o terceiro de Shin Budokai no portátil da Sony?

Avaliação:
Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 9
Som: 10
Diversão: 7
Replay: 6
Enredo: 5
-
Nota Final: 7
-
Comentário final: Torcendo para que venha o terceiro, porque o segundo deixou a desejar.



Pontos fortes:
Graficos de arrepiar e dublagem perfeitas

Pontos fracos: Alteração drástica do enredo, fator replay muito baixo dada à pouca variedade de personagens e história muito mal contada (através dos balões no estilo HQ)


Video:

13 comentários:

Matt Harrison disse...

Pelo pouco que joguei do jogo deu pra perceber que o que você diz é verdade. Os gráficos são realmente muito bons, mas o estilo de jogo é bem diferente da série Tenkaichi, lembra mais o Burst Limit, que aparenta ser um estilo "3D" de luta mas na verdade é 2D.

O jogo parece ser bem mediano mesmo, tomara que melhorem numa nova versão que, com certeza, vai acontecer (afinal, Dragon Ball é um dos maiores caça níqueis do mundo dos games xD).

Quanto à só terem acertado a mão no Tenkaichi 3, eu discordo. O 2 é bem melhor que o 3, na minha opinião (e de várias outras pessoas), apesar do 3 ter mais personagens, o que é muito bom.

De qualquer modo, muito bom o texto e avaliação justa.

LuuisOrdonio disse...

Excelente review, parabéns.

Quanto ao jogo, parece que a série Dragon Ball não vem agradando, o último game da série realmente muito bom foi o Infinite World na minha opinião, sairam alguns Tenkaichis, porém, sempre odiei, apesar da grande quantidade de personagens, acho um jogo mal feito, com efeitos básicos, e movimentos ridiculos, e também a luta em terceira pessoa o que é a pior coisa para mim, jogos de luta TEM QUE SER em plataforma, por isso odeio qualquer Tenkaichi (lembrem-se, essa é minha opinião)
Enfim, não tive a oportunidade de jogar o de PSP mas tenho vontade apesar de tudo, os gráficos realmente parecem excelentes.

No mais, parabéns ;D

Anônimo disse...

Hi, i read your blog occasionally and i own a similar one
and i was just curious if you get a lot of
spam responses? If so how do you reduce it, any plugin or anything
you can recommend? I get so much lately it's driving me mad so any help is very much appreciated.

Here is my page; facebook Password Cracker

Anônimo disse...

I would like to thank you for the efforts you've put in writing this website. I'm hoping to see the same
high-grade blog posts from you later on as well. In fact, your creative
writing abilities has motivated me to get my own, personal site
now ;)

My web blog :: play minecraft for free

Anônimo disse...

Its like you learn my mind! You appear to grasp so much
about this, like you wrote the ebook in it or something.

I think that you just could do with a few p.c. to
power the message house a bit, but other than that, that is excellent blog.
A great read. I'll certainly be back.

my homepage ... password recovery

Anônimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it
up! I'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. All the best

Feel free to surf to my page: counter strike Download 1.6

Anônimo disse...

It's very trouble-free to find out any topic on net as compared to textbooks, as I found this paragraph at this web page.

Look into my web page; how to get rich fast

Anônimo disse...

Very quickly this web site will be famous amid all
blogging visitors, due to it's pleasant articles or reviews

Have a look at my homepage minecraft hack

Anônimo disse...

Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the internet the easiest thing to be aware of.
I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they just
do not know about. You managed to hit the nail upon the top and
defined out the whole thing without having side effect
, people can take a signal. Will likely be back to get more.
Thanks

My web blog 1.6 hack

Anônimo disse...

I almost never drop responses, but after looking at through a
lot of remarks here "Review: Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road (PSP)".

I do have a few questions for you if you tend not to mind.
Could it be just me or do some of the comments
look like they are left by brain dead individuals? :-P And,
if you are posting on additional online sites, I would like to follow you.
Could you list of every one of your shared sites like your Facebook page, twitter feed,
or linkedin profile?

Feel free to surf to my homepage; best websites For making money

Anônimo disse...

Free PDF Password Remover Tools http://www.pdfpasswordremover.
tk - PDF Unlocker - Unlock Any Secured PDF File For Free.
The best PDF Password Removal Software For Free Download

My partner and I stumbled over here different web page
and thought I might as well check things out. I like
what I see so i am just following you. Look forward to checking out your web page yet again.

Anônimo disse...

Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

Also visit my page Minecraft 2.0

Anônimo disse...

This is my first time pay a quick visit at here and i am really
pleassant to read all at single place.

Also visit my site :: minecraft Accounts