segunda-feira, 15 de março de 2010

Review: Dante's Inferno (PSP)

Review: Dante's Inferno (2010, PlayStation Portable)

Provavelmente um dos jogos que conseguiu elevar o nivel da publicidade nos games a um nível superior, o hype do game foi tanto que a propaganda que traria o sucesso poderia ser um tiro no pé. Isso porque logo nos primeiros, trailers de gameplay o jogo se mostrava semelhante ao já consagrado God of War, tanto nos gráficos como na jogabilidade. Após muita critica por parte dos fãs da série god of war (os sonystas) e euforia para os donos de 360 o jogo foi lançado sem nenhuma alteração do que foi mostrado nos trailers mesmo após toda a critica comparativa, o que arrisca imensuravelmente a credibilidade dos produtores, pois caso o jogo fosse bom todos iriam comparar e dizer que só fez foi bom pois copiou um jogo de sucesso, e caso o contrario, se o jogo fosse ruim os fãs iriam dizer que os produtores não tiveram nem capacidade de copiar outro jogo descentemente.

Para maior surpreesa o jogo foi lançado para o portatil da sony um mes após o lançamento das versões do PS3 e X360, mesmo apos não conseguir manter o hype que tinha criado e ter notas relativamente baixas em sites especializados, a versão de PSP é um port das versões de 360 e PS3 onde apenas os graficos in game foram reduzidos, e alguns poucos mini games (não tão úteis)foram retirados, surpreendentemente as CG's continuaram com os mesmos gráficos das versões originais o que é realmente fantástico pois as cg's do jogo são extremamente bem feitas! O audio do jogo também consegue cumprir com méritos o seu papel, ao longo de sua jornada dentro do inferno você pode ouvir vários gemidos de sofrimento e gritos profanando palavras que qualquer pastor se assustaria!

Alem destas vozes tenebrosas você ainda tem a presença de um "guia" que muito bem dublado te descreve as varias partes onde você percorre no inferno, como era de se esperar a voz de Dante segue o mesmo tom da dublagem de Kratos onde praticamente todas as suas falas são em tom ameaçador com muita ignorância

Junto com a ótima parte gráfica estão os cenários avassaladores, que compõe o inferno, muito fogo,corpos pedindo ajuda e dezenas de salas de tortura que fariam JIGSAW ficar orgulhoso! O design dos inimigos se mantêm a altura com humanos deformados, monstros encontrados em contos bíblicos e muito mais (não que a quantidade de inimigos seja absurda, mas ja são suficientes) é difícil jogar e não ficar chocado com a forma em que introduziram bebês como inimigos.

A jogabilidade do jogo é idêntica a jogabilidade de god of war, tanto na parte da movimentação (como pulos, agarrões, e dashs) como na parte da ação (matar os inimigos. quick time events e a grande variedade de combos que a serie traz), talvez a única parte que se diferencia de "God of War" neste quesito é a quantidade reduzida de armas contidas no jogo, enquanto nos jogos da série God of War o numero médio de armas é de quatro, em Dante's Inferno esta quantidade é reduzida em duas. Uma é a uma foice (capturada através do seu primeiro "boss" no jogo) e uma cruz que funciona como se fosse uma arma de longa distancia (sem contar sua alabarda ao qual você começa o jogo e utiliza somente nos primeiros inimigos) tanto a foice como a cruz tem uma variação extensa de combos que podem ser alterados através de upgrades muito bem inseridos ao mesmo estilo de god of war (igual as red orbs que foram alteradas para white orbs mas que continuam sendo obtidas através de inimigos derrotados e objetos quebráveis pelo cenário sem contar as fontes que geram uma quantidade maior de orbs) a grande diferença do sistema de upgrades é realizada por uma divisão entre skills boas (holy) que adicionam mais poderes a sua "cruz" e as skills más (dark) que modificam o poder da sua foice, alem de poder maximizar o poder de suas armas através de orbs você pode aumentar o poder de suas armas com um sistema brilhante de upgrades de lv de sua bondade ou maldade ao matar ou agarrar um inimigo você tem a opção de punir (que aumenta o lv da foice) ou "perdoar" o que aumenta o nível da sua cruz, sem duvida um dos sistemas mais funcionais e divertidos de todos os jogos do gênero.

Para se destacar mais ainda da série original ao qual o jogo foi inspirada sem deixar cair na mesmice o jogo traz um enredo inovador, onde Dante (você) é um guerreiro da época das cruzadas chega em casa apos algumas batalhas em nome de deus e vê sua mulher morta, o problema não esta sómente ai, o problema é que lucifer apareçe na sua frente e puni a alma de sua amada pelos pecados que VOCE cometeu durante a guerra (pra quem ainda não sabe o jogo nos tras a trama do primeira parte da obra literária "A Divina Comédia"), Dante então junta sua honra e nobreza de cavaleiro e vai ao resgate da alma de sua amada no inferno! Outro ponto alem do enredo e personagens que se destacam bastante de god of war são os pluzzes do jogo, o jogo contem centenas de pluzzes que envolvem muito raciocínio e atenção, o que pode ser um pouco frustrante na opinião de muitos mas o que deicha o jogo bem mais complexo e adiciona mais algumas horas ao gameplay total (que esta um pouco curto, cerca de 6 a 9 horas dependendo da capacidade de cada jogador desvendar os pluzzes e abater alguns mestres).

Como não poderia faltar, o jogo também traz alguns "hiddens" como os pecadores espalhados aleatoriamente pelo mapa (onde você é introduzido ao pecado cometido por ele e tem a opção de o perdoar ou punir) e as Judas Coins (que alem de te dar um bonus nas white orbs aparece como um collectable ao longo do game, são 30 no total, um objetivo a mais para os colecionadores de archievements ou para aqueles que gostam de concluir um jogo 100%)

Dante's Inferno sem duvida é um dos ótimos lançamentos de 2010 e mesmo com as comparações ao God of War consegue manter um nível muito bom de qualidade mostrando que jogos tambem podem ser baseados em grandes obras literárias nos proporcionando alem da diversão um nível a mais de conhecimento!


Avaliação:
Gráficos: 8
Jogabilidade: 9
Som: 10
Diversão: 8
Replay: 7,5
Enredo: 10
-
Nota final: 8,5
-
Comentário final: Provavelmente um dos jogos que vão entrar no top 10 de psp de muita gente.

Pontos fortes: Enredo muito bom, engine de god of war (mesmo copiada) muito bem utilizada.

Pontos fracos: Os pluzzes muitas vezes podem ser complicados de mais e apareçendo em grande quantidade interrompem a fluidez do jogo.


Video:

2 comentários:

Anônimo disse...

Foda falar q a engine de god of war foi muito bem utilizada e q a historia é muito boa, e ainda por cima colocar esses dois itens como pontos fortes do jogo. Se nao sabe fazer reviews melhor nem fazer.

Logan disse...

Entao ne?...